Boa Tarde, hoje é dia 08 de Janeiro de 2025 - São Paulo / SP |
O nome da região teve origem no povo indígena Guaianás, que habitava a região, porém, por volta de 1820 esses índios já estavam extintos e a terra encontrava-se em mãos de particulares. No Vale do Ribeirão Lajeado, em terras da família Bueno, onde hoje se encontra o Cemitério Lajeado, existia uma pousada e uma capela construída para receber os viajantes que atravessavam a região.
A Capela de Santa Cruz do Lajeado, edificada por determinação do Sr. Manoel Joaquim Alves Bueno, foi inaugurada no dia 3 de maio de 1861. Em torno dela, o povoado de Guaianases desenvolveu-se, e por isso, a data representa o início do bairro. A partir de 6 de novembro de 1857 a área em torno da capela passou a ser designada de Lajeado Velho e o entorno da Estação Ferroviária foi chamado de Lajeado Novo. Neste último núcleo de povoamento construiu-se, ao final do século 19, a Capela Santa Cruz. A primitiva Capela de Santa Cruz do Lajeado teve sua padroeira trocada para Santa Quitéria, a fim de que esta capela não fosse confundida com a capela do Lajeado Novo.
Com a instalação de olarias na região e com a chegada da Estrada de Ferro Norte, o bairro encontrou algum desenvolvimento por volta de 1920. Também vieram os imigrantes italianos, estabelecendo-se como comerciantes, fabricantes de vinho e de tachos de cobre, ferreiros e carpinteiros.
O bairro recebeu o nome oficial de GUAIANASES em 24 de dezembro de 1948. Em 1950 a população de Guaianases ultrapassava 10 mil habitantes, porém, o local foi denominado bairro-dormitório, pelo seu baixo número de indústrias. Nessa época a ligação com o centro da cidade dava-se através de uma Maria Fumaça, que perdeu seu lugar para os trens elétricos a partir de 1958.
NOTA
GUAIANASES é um Bairro rico, dinamico e com suas particularidades consegue encantar muita gente, sem dúvida é outro dos Bairros que Amamos.
Ainda considerado Bairro Dormitório, possuí um centro comercial completo, comércio misto e diversificado, ótimos acessos e com grande extensão territorial, conta com 8,6km² e mais de 165mil habitantes.
Faz divisa com as Cidade de Ferraz de Vasconcelos e Bairros vizinhos como Vila Curuçá, Cidade Tiradentes e Itaim Paulista.
Possuí ampla diversidade cultural, com o crescimento na área da construção cívil, se tornou alvo de ótimas oportunidades no mercado imobiliário.
Conta com grande investimento em lazer, escolas, creches, supermercados, bancos, transporte público, mercados municipais, bares e restaurantes, praças e centros culturais. Oferece ainda aos moradores uma ampla e váriada estrutura de engenharia para o transporte público local que podem ainda contar com a Estação da CPTM de Guaianases.
O Bairro de GUAIANASES é um bairro completo e repleto de possibilidades para quem busca tranquilidade, afinal é um bairro dormitório.
Fontes: Prefeitura de São Paulo
Editado por: Auro Rodrigues Filho
Prédio Comercial para Venda - Pq. Guaianazes
Sobrado em Condomínio em Guaianazes
Apartamentos Novos em Guaianazes
Apartamento para Venda em Guaianases
Sobrado em Condomínio em Guaianazes
Como podemos te ajudar?
|
|
|
Site para ImobiliariasEsse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. |